sábado, 4 de junho de 2016

QUALIDADE NO PROJETO MISSIONÁRIO







“Se eu pedisse que descrevesse em uma só palavra a situação atual da igreja, que palavra você escolheria? AVIVAMENTO? Duvido! Mas, seria ótimo se fosse verdade. Vemos muita evangelização por toda parte. Mas o vento do Espírito parece muito suave e o ar um pouco abafado. RENOVAÇÃO? Talvez em alguns ministérios. Na maioria, porém é um negócio como qualquer outro. Para renovar a igreja é preciso haver mais do que alguns cartazes ou propaganda. REAVALIAÇÃO? Sim, há muitos estudos a respeito e esperamos que sejam úteis. Temo, entretanto, que estejamos fazendo uma autópsia. Mas o que a igreja precisa mesmo é de ressurreição. RUÍNA? Não, pois Deus está no Trono e há pessoas dispostas a ouvir e obedecer! Não importa quão sombria seja a hora, as estrelas brilham, mas temos que levantar os olhos para vê-las. Sou realista, mas não pessimista”. 

Estas são palavras do pastor Warren W. Wiersbe em seu livro “Crise de Integridade” que nos traz uma versão correta a respeito do tempo que vivemos. O momento atual sim, podemos chamar de uma “crise de caráter” na igreja evangélica brasileira e em nosso momento político ficamos atônitos vendo o proceder imoral de nossos deputados evangélicos. Nosso tempo exige dos fiéis a Cristo pelo menos duas posturas:

1. A integridade de caráter. Apesar das adversidades e do estilo “fazemos porque todo mundo faz”, os cristãos tem a disposição para continuar sendo fieis a Cristo, desejando a Glória de Deus, aprendendo a renúncia, abnegando-se na doação. Essas características marcam uma vida de caráter. Integridade não significa perfeição e procedimento intocável. Nunca seremos completos. A integridade tem mais a ver com sinceridade de caráter, sem cessão a negociatas. Ser o que somos sem usar máscaras. 

2. A Santidade de vida: Santidade não é mero abstracionismo, é a busca por um proceder piedoso, justo e irrepreensível. Santidade tem a ver com o proceder de Cristo, o Deus tão santo que só poderia ser um homem perfeito. Era tão humano que seria possível ver sua santidade em seus atos e palavras. Sem a santidade, ninguém poderá ver a Deus.

Disseram-me que o sinal chinês para a palavra “crise” é uma combinação de caracteres que significam perigo e oportunidade. Essa é a descrição perfeita para o momento da igreja. Mas o maior perigo é que podemos desperdiçar a oportunidade. 

Quais as áreas da sua vida que precisam ser renovadas pela integridade e pela santidade para que o seu projeto seja de qualidade? Para que naquele Dia nossas obras possam ser provadas pelo fogo. As obras serão passadas a fogo, não importa o quanto se fez, mas sim o como fez. Se forem como palha não haverá louvor, mas se forem como a prata e ao ouro, quanta glória será dada a Cristo!