sábado, 23 de abril de 2016

Posso dividir o meu Dar entre a minha Igreja e outro ministério?


Entrevista com Pr. John Piper (João Piper)

"Pastor John, quando se trata de dar 10% da minha renda a uma igreja - o meu dízimo - Posso dividir o dinheiro e dar, digamos, 5% a minha igreja e 5% para ministérios fins lucrativos?"

O que você diz sobre a divisão do dízimo? Meu palpite é que alguns dos nossos ouvintes, assim que ouvir essa pergunta seria perguntar: Eu ainda compartilho a suposição de que os cristãos têm de dar o dízimo? 

Então deixe-me começar por aí. Não, o dízimo, dez por cento de sua renda, não é um "tem que" no Novo Testamento. O Novo Testamento coloca a vida do cristão em novas bases, que é diferente da lei do Antigo Testamento. 

Paulo disse em Romanos 7: 6, "Agora estamos livre da lei, havendo morrido para aquilo que nos mantinha em cativeiro, de modo que servimos em novidade de espírito, e não o velho caminho do código escrito".

Assim, por exemplo, quando Paulo dá instruções sobre como devemos dar, ele nunca nos instrui a deixar de lado o dízimo. Ele diz coisas como: "Coloque algo de lado e armazene, conforme a sua renda" (1 Coríntios 16: 2). E então ele diz em 2 Coríntios 8: 3 que devemos dar “de acordo com nossos meios”... “e eles deram além de seus meios, por sua própria vontade." Em 2 Coríntios 9:6-7 descreve a doação que Deus se agrada: "aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um deve dar como segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria ".

Assim, o ponto não é que sejamos governados por percentagens. Eles não são obrigatórios. Em vez disso, devemos ser governados pela generosidade do sacrifício generoso que transborda liberdade e alegria. Então eu disse muitas vezes ao meu povo ao longo dos anos que a classe média americana que dá apenas o dízimo de dez por cento estão, provavelmente, roubando a Deus. Em outras palavras, nós nos tornamos tão acostumados a nossa prosperidade ocidental e suas formas de vida que achamos que cinco ou dez por cento é generoso.

Eu espero que esteja claro quando digo que o dízimo não é um "tem que", não uma regra Novo Testamento. Eu estou dizendo algo como isto: Suponha que um treinador de futebol não diz para sua equipe: "Todo mundo deve levantar-se às 5:00h todas as manhãs e correr três milhas, de modo a estar apto para a máxima eficácia desta equipe". Mas em vez disso o treinador diz: "Eu quero que você ame este esporte com todo o seu coração e eu quero que você dê tudo que você tem nesta temporada. Eu quero que você possa prosseguir máxima excelência e servir a esta equipe para torná-lo tão grande quanto ele pode ser".

Agora, qual dessas duas formas de falar com a equipe define o padrão mais elevado? A segunda maneira não tem quaisquer regras ligadas a ele. A primeira diz: Às 5:00h todos os dias. Três milhas. Parece bastante rigoroso. Mas acho que a segunda palavra do treinador é o padrão mais elevado. Ele toca o coração dos membros da equipe. E se qualquer um deles usa a ausência de regras para justificar a lealdade do hesitante para a equipe, ele é simplesmente não seguir o coração de seu treinador. E assim é com a doação na igreja.

Agora, tendo dito tudo isso, precisa ser ajustado para responder à pergunta: “Quando damos de nossos recursos para apoiar a causa do evangelho, Deus exige que uma determinada percentagem seja dada para a igreja local?” E, claro, agora em vista de tudo o que vimos, a resposta é não. A questão não é decidida por regras e percentagens. 

A grandeza do seu coração, a centralidade bíblica da igreja local, e o valor maravilhoso de outros ministérios decidem a questão. Então, sim, eu acho que a igreja local tem um lugar único e especial no plano de Deus e, portanto, uma reivindicação especial sobre a doação de seu povo. Outros tipos de ministérios são maravilhosos e eu quero que todos eles estejam a florescer. Estou envolvido em alguns. Mas a única instituição no mundo que está claramente enraizada no Novo Testamento e no evangelho é a igreja local. Se a instituição falhar, todos os outros ministérios tornam-se ineficazes. De fato, se a igreja falhar, todos os outros ministérios se tornam anti-bíblicos. A igreja local é a sementeira para todos os outros ministérios. A igreja é o lugar onde os participantes nesses ministérios encontrar o seu alimento e a expressão bíblica do seu culto corporativo.

Então eu acho que é uma boa regra de ouro ouvir essas palavras. Eu acho que é uma boa regra de ouro para iniciar a sua doação pelo dízimo para a igreja local e, em seguida, dando acima e além em outros lugares. Mas isso não é uma regra ou um mandato. Eu não posso dizer, "Assim diz o Senhor". Não é uma exigência. Ele simplesmente pode ser um guia útil. E, claro, eu sei que há pessoas ricas que não podem começar a dar o dízimo para sua igreja local, porque o seu dízimo seria maior do que o orçamento da igreja. E assim há, obviamente, exceções desse tipo. Mas eu prefiro colocar toda a ênfase em: Vamos ser pródigos em nossa generosidade. Vamos ser sacrificiais na nossa doação. Vamos ser fiéis à nossa igreja local. E vamos ser previdentes em nosso suporte para muitos ministérios. Acho que Deus vai lidar com as percentagens.

Nenhum comentário: