sábado, 3 de janeiro de 2015

A DEFINIÇÃO DE UMA PESSOA SANTA



1. A Santidade é o hábito de ser de um mesmo parecer com Deus, segundo a descrição de sua mente, que encontramos em Sua Palavra. Representa o costume de estar de acordo com o Senhor em Seu juízo, aborrecer o que O aborrece, amar o que Ele ama e medir tudo no mundo com a norma da Sua Palavra.

2. A pessoa santa se esforçará para evitar TODO o pecado conhecido e guardar cada um dos mandamentos revelados. Terá uma decidida disposição mental para Deus, um desejo sincero de fazer a sua vontade, um medo maior de desagradar a Ele do que desagradar ao mundo. 

3. A pessoa santa lutará para ser igual ao nosso Senhor Jesus Cristo. 

4. A pessoa santa seguirá a mansidão, a resignação, a bondade, a paciência, a disposição amável e o domínio de sua língua. Suportará muito, tolerará muito, passará muito por alto e será lento para falar de afirmar os seus direitos. 

5. A pessoa santa seguirá a temperança e a abnegação. Se esforçará em fazer morrer os desejos do seu corpo, crucificará a sua carne com os seus afetos e inclinações, porá freio às suas paixões, reprimirá as suas tendências carnais. 

6. A pessoa santa se esforçará por fazer cumprir a regra de ouro, que consiste em fazer aquilo que gostaria que o próximo lhe fizesse. 

7. A pessoa santa seguirá uma atitude misericordiosa e benevolente para com os demais. 

8. A pessoa santa seguirá o temor do Senhor. (O temor do filho que ama tanto o Pai que não quer decepcioná-lo) 

9. A pessoa santa seguirá a humildade. Desejará com atitude modesta considerar todos os demais como superiores a ele mesmo. Verá mais maldade em seu próprio coração que em nenhum outro no mundo. 

10. A pessoa santa seguirá a fidelidade, concernente a todos os deveres e relações da vida. As pessoas santas deveriam colocar como meta: fazer o bem, sentir vergonha quando se permite realizar algo de maneira errada. Deveriam esforçar-se por serem bons maridos e boas esposas, bons pais e bons filhos, bons amos e bons servos, bons vizinhos, bons súditos, bons em privado, bons em público, bons no lugar de trabalho, bons no lar. 

11. A pessoa santa se esforçará por ter seus olhos completamente postos em coisas lá de cima, aspirará por viver como alguém que tem um tesouro no céu e por passar por este mundo como um estrangeiro e peregrino que viaja para o seu lar. Aspirará por ter comunhão com Deus em oração, na Bíblia, na reunião do seu povo. Estas coisas serão o principal deleite do homem santo. Valorizará cada coisa, cada lugar, cada companhia, segundo a medida em que os mesmos o aproximem mais de Deus. 



J.C. Ryle 

Nenhum comentário: