quinta-feira, 17 de abril de 2014

POR QUE CRISTO RESSUSCITOU?




“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra” (Isaias 65.17)

Seria muito triste se não houvesse ressurreição dos mortos. Seria muito trágico sabermos apenas da morte de Jesus. Seria uma infelicidade cruel se apenas crêssemos na morte de Nosso Senhor. Afirmo assim, pois o grande evento do Cristianismo é a possibilidade de crermos fielmente na Ressurreição. Há muita confusão sobre a Ressurreição. Alguns afirmam que a ressurreição de Cristo apenas revelou o Seu poder sobre a morte física, outros pensam que a ressurreição de Jesus se refere apenas a ressurreição espiritual, da alma. Porém nós os cristãos, acreditamos que a ressurreição de Cristo traz-nos uma nova visão da eternidade. Se assim não fosse a obra de Cristo seria incompleta e parcial. A ressurreição traz a renovação de todo o Cosmo, de todo o Universo. A ressurreição de Cristo é o maior de todos os milagres, pois abriu-se a certeza de que a estada no céu pelos que morreram, é por tempo limitado. 

1) Cristo ressuscitou para ressuscitar todos os que estão com Deus no céu. Entendemos que os que morreram serão ressuscitados por que Cristo ressuscitou. Suas almas serão reunidas a seus corpos para que sejam eles plenamente reconstituídos como foram conhecidos por Deus antes da fundação do mundo. Haverá uma ressurreição corporal e carnal. Jó já profetizava que em “seu corpo, após ressuscitado, veria a Deus” (Jó 19.27).

2) Cristo ressuscitou para inaugurar “um novo céu e nova terra”. Isso significa uma Nova Ordem Mundial, uma nova Era física, eterna e incorruptível na mesma condição do Éden quando fomos criados. O projeto inicial de Deus não foi abandonado, mas agora, em Cristo tudo será renovado.

3) Cristo ressuscitou para redimir todo o universo (Rom 8.18-23). Assim tudo o que o Universo possui, seus reinos animal, vegetal e mineral serão remodelados. Há esperança para a ecologia e para um novo sistema de vida. Viver-se-á para sempre nos mesmos moldes da criação original. Cristo estará entre nós.

Serão essas afirmações uma heresia? De modo nenhum. A páscoa somente tem sentido se eu acreditar piamente que haverá uma nova terra e um novo reino perfeitos, eternos e completos. Paulo, o apóstolo, esperava ver isso ainda vivo, pois dizia: “Nós os vivos os que ficarmos vivos seremos transformados e viveremos para sempre com o Senhor”. Por isso os cristãos dos primeiros séculos se entregavam como mártires, porque acreditavam que seus corpos seriam miraculosamente reconstituídos como parte da Nova Criação. 

A ressurreição somente pode fazer diferença se crermos assim, pois senão, não seremos cristãos de fato. Paulo nos diz: Se não cremos na ressurreição de Cristo seremos os mais infelizes de todos os homens. Portanto, quais as demandas e resultantes desta fé verdadeira. A primeira é de que embora o mundo esteja como está, há esperança. A segunda é que embora nosso corpo desfaleça e deteriore, nossa esperança é viva e nos traz o consolo que a morte e o céu não são o fim e esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça. 

Os cristãos por causa disso, deveriam ser os primeiros a lutarem por justiça social, por conservarem a natureza, por lutarem por um mundo melhor. Se Cristo ressuscitou então vale a pena viver aqui e viver na eternidade, pois enquanto estamos aqui, antecipamos a Nova Era em sua plenitude. Viva! Ele ressuscitou!

Nenhum comentário: