quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ORAÇÃO E SANTIDADE



A oração torna o coração puro. É este o começo da santidade. A santidade não é um luxo reservado a alguns: é um dom simples oferecido a vós e a mim. Onde começa a santidade? Nos nossos corações. É por isso que temos necessidade da oração contínua para manter o coração puro e assim ele tornar-se-á sacrário do Deus vivo. (...) Deixar o amor de Deus tomar posse do coração, de forma total e absoluta, torna-se para o coração como uma segunda natureza. Que o coração não deixe entrar nada nele que seja contrário ao amor de Deus; que se esforce continuamente por aumentar este amor de Deus ao procurar agradar-Lhe em tudo e não Lhe recusando o que Ele pede; que aceite, como vindo da mão de Deus, tudo o que lhe acontece; que tome a firme decisão de nunca cometer uma falta deliberada e conscientemente, mas se cair, que peça perdão e se levante imediatamente. Um coração assim ora continuamente. O conhecimento de Deus produz o amor e o conhecimento de si próprio faz-se na humildade. A humildade é apenas a verdade. O que é que possuímos que não tenhamos já recebido? - pergunta São Paulo. Se recebi tudo, que bem é que tenho de mim mesmo? Se estamos convencidos disto, nunca ergueremos a cabeça com orgulho. Se fordes humildes, nada vos tocará, nem o louvor nem o opróbrio, porque vós sabeis o que sois. Se vos culpam, não desanimareis. Se vos proclamam santo, não vos colocareis a vós próprios num pedestal. O conhecimento de nós próprios faz-nos ajoelhar. Mudai os vossos corações...Não há conversão sem mudança de coração:mudar de lugar não é solução; mudar de atividade não é solução. A solução é mudar os nossos corações.E como os mudamos? Orando. 
(Madre Teresa de Calcutá, em "Oração: Frescura duma fonte")

terça-feira, 20 de agosto de 2013

«A ORAÇÃO DO CORAÇÃO»


A oração que leva ao descanso em que a alma habita com Deus, é a oração do coração. Para nós que damos tanta importância à mente, aprender a orar com o coração e a partir dele tem importância especial. Os antigos cristãos nos mostram o caminho. Embora não exponham nenhuma teoria sobre a oração, suas narrativas e seus conselhos concretos apresentam as pedras com as quais é possível construir uma espiritualidade. Os autores apoiam-se todos na tradição do deserto. Encontramos a melhor formulação da oração do coração nas palavras do místico russo Teófano, o Recluso: "Orar é descer com a mente ao coração e ali ficar diante da face do Senhor, Onipresente, Onividente dentro de nós". No decorrer dos séculos, essa perspectiva da oração tem sido central no hesicasmo.
Orar é ficar na presença de Deus com a mente no coração, isto é, naquele ponto de nossa existência em que não há divisões nem distinções e onde somos totalmente um. Ali habita o Espírito de Deus e ali acontece o grande encontro. Ali, coração fala a coração, porque ali ficamos diante da face do Senhor, onividente, dentro de nós. É bom saber que aqui a palavra "coração" é usada em seu sentido bíblico pleno. em nosso meio, ela se tornou lugar-comum. Refere-se à sede da vida sentimental. Expressões como "coração partido" e "sentido no coração" mostram ser comum pensarmos no coração como o lugar quente onde se localizam as emoções, em contraste com o frio intelecto onde têm lugar nossos pensamentos. Mas, na tradição judeu-cristã, a palavra "coração" refere-se à fonte de todas as energias físicas, emocionais, intelectuais, volitivas e morais.
No coração, originam-se impulsos impenetráveis, além de sentimentos, disposições e desejos conscientes. O coração também tem suas razões e é o centro da percepção e do entendimento. Finalmente, ele é a sede da vontade: faz planos e chega a uma boa decisão. Assim, é o órgão central e unificador de nossa vida pessoal. Nosso coração determina nossa personalidade e é, portanto, não só o lugar onde Deus habita mas também o lugar ao qual Satanás dirige seus ataques mais ferozes. Esse coração é o lugar da oração. A oração do coração dirige-se a Deus a partir do centro da pessoa e, assim, afeta toda a nossa compaixão.
Macário, o Grande, diz: "A tarefa principal do atleta (isto é, do orante) é entrar em seu coração". Isso não significa que o que ora deva procura encher sua oração de sentimento; significa que deve esforçar-se para deixar que ela remodele toda a sua pessoa. O discernimento mais profundo dos monges do deserto é que entrar no coração é entrar no Reino de Deus. Em outras palavras, o caminho para Deus é pelo coração. Isaac, o Sírio, escreve:
"Procure entrar na câmara do tesouro... que está dentro de você e então descobrirá a câmara do tesouro do céu. Pois ambas são a mesma coisa. Se conseguir entrar em uma, você verá ambas. A escada para este Reino está escondida dentro de você, em sua alma. Se você purificar a alma, ali verá os degraus da escada que deve subir."
E João de Cárpato diz:
"É preciso grande esforço e luta na oração para alcançar aquele estado da mente que é livre de toda perturbação; é um céu dentro do coração (literalmente 'intracardíaco'), o lugar onde, como o apóstolo Paulo assegura, "Cristo está em vós" (2Cor13,5).
Em suas falas, os monges do deserto nos indicam uma visão bastante holística de oração. Eles nos afastam de nossas práticas intelectuais, nas quais Deus se transforma em um dos muitos problemas com os quais temos de lidar. Mostram-nos que a verdadeira oração penetra no âmago de nossa alma e não deixa nada sem tocar. A oração do coração não nos permite limitar nosso relacionamento com Deus a palavras interessantes ou emoções piedosas. Por sua própria natureza, essa oração transforma todo o nosso ser em Cristo, precisamente porque abre os olhos de nossa alma à verdade de nós mesmos e também à verdade de Deus. Em nosso coração passamos a nos ver como pecadores abraçados pela misericórdia de Deus. É essa visão que nos faz clamar: "Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, tem misericórdia de mim, pecador". A oração do coração nos exorta a não esconder absolutamente nada de Deus e a nos entregar incondicionalmente a sua misericórdia.
Assim, a oração do coração é a oração da verdade. Desmascara as muitas ilusões sobre nós mesmos e sobre Deus e nos conduz ao verdadeiro relacionamento do pecador com o Deus misericordioso. Essa verdade é o que nos dá o "descanso" do hesicasta. Quando ela se abriga em nosso coração, somos menos distraídos por pensamentos mundanos e nos voltamos mais sinceramente para o Senhor de nossos corações e do universo. Assim, as palavras de Jesus: "Felizes os corações puros: eles verão a Deus" (Mt 5,8) tornam-se reais em nossa oração. As tentações e as lutas continuam até o fim de nossas vidas, mas com um coração puro ficamos tranqüilos, mesmo em meio a uma existência agitada.
Isso levanta o problema de como praticar a oração do coração em um ministério bastante agitado. É a essa questão de disciplina para a qual precisamos agora voltar a atenção.

Oração e Ministério

Como nós, que não somos monges nem vivemos no deserto, praticamos a oração do coração? Como ela influencia nosso ministério cotidiano?
A resposta a essa pergunta está na formulação de uma disciplina definitiva, uma regra de oração. Há três características da oração do coração que nos ajudam a formular essa disciplina:
·         A oração do coração alimenta-se de orações breves e simples.
·         A oração do coração é incessante.
·         A oração do coração inclui tudo.
·         Alimenta-se de Orações Breves
No contexto de nossa cultura verbosa, é significativo ouvir os monges do deserto nos aconselhando a não usar palavras em excesso:
"Perguntaram ao aba Macário: 'Como se deve orar?' O ancião respondeu: 'Não há, em absoluto, necessidade de fazer longos discursos; basta estender a mão e dizer: Senhor, como queres e como sabes, tem misericórdia. E se o conflito ficar mais ameaçador, dizer: Senhor, ajuda. Ele sabe muito bem do que precisamos e nos mostra sua misericórdia'".
João Clímaco é ainda mais explícito:
"Quando Orar, não procure se expressar em palavras extravagantes pois, quase sempre, são as frases simples e repetitivas de uma criancinha que nosso Pai do céu acha mais irresistíveis. Não se esforce em muito falar, para que a busca de palavras não lhe distraia a mente da oração. Uma única frase nos lábios do coletor de impostos foi suficiente para lhe alcançar a misericórdia divina; um pedido humilde feito com fé foi suficiente para salvar o bom ladrão. A tagarelice na oração sujeita a mente à fantasia e à dissipação; por sua natureza, as palavras simples tendem a concentrar a atenção. Quando encontrar satisfação ou contrição em determinada palavra de sua oração, pare nesse ponto".
Essa é uma sugestão muito útil para nós que tanto dependemos da capacidade verbal. A tranqüila repetição de uma única palavra ajuda-nos a descer com a mente ao coração. (Também a base da OC, nota da autora do site). Essa repetição nada tem a ver com mágica. Não tem o propósito de enfeitiçar Deus, nem de forçá-lo a nos ouvir. Pelo contrário, uma palavra ou sentença repetida com freqüência ajuda-nos a nos concentrar, a nos mover para o centro, a criar uma tranqüilidade interior e, assim, a ouvir a voz de Deus. Quando simplesmente tentamos ficar sentados em silêncio e esperar que Deus nos fale, nos vemos bombardeados por intermináveis pensamentos e idéias conflitantes. Mas quando usamos uma sentença bastante simples como: "Ó Deus, vem em meus auxílio", ou "Jesus, mestre, tem piedade de mim", ou uma palavra como "Senhor" ou "Jesus", é mais fácil deixar as muitas distrações passarem sem nos deixarmos iludir por elas. Essa oração simples, repetida com facilidade, esvazia aos poucos nossa vida interior apinhada e cria o espaço sossegado onde habitamos com Deus. É como uma escada pela qual descemos ao coração e subimos a Deus. Nossa escolha de palavras depende de nossas necessidades e das circunstâncias do momento, mas é melhor usar palavras da Escritura.
Quando somos fiéis a essa oração simples e a praticamos com regularidade, ela nos conduz devagar a uma experiência de descanso e nos abre à presença ativa de Deus. Além disso, em um dia muito atarefado, podemos levar essa oração conosco. Quando, por exemplo, passamos, no início da manhã, 20 minutos sentados na presença de Deus com as palavras: "O Senhor é meu pastor", elas lentamente constroem em nosso coração um pequeno ninho para si mesmas e ali ficam o restante de nosso dia atarefado. Até enquanto falamos, estudamos, cuidamos do jardim ou construímos alguma coisa, a oração continua em nosso coração e nos mantém conscientes da orientação onipresente de Deus. A disciplina não é agora dirigida para um discernimento mais profundo do que significa chamar Deus de nosso Pastor, mas para a íntima experiência da ação pastoral de Deus em tudo que pensamos, dizemos ou fazemos.

Incessante

A segunda característica da oração do coração é ser incessante. A pergunta de como seguir a ordem de Paulo: "Orai incessantemente" foi fundamental no hesicasmo desde a época dos monges do deserto até a Rússia oitocentista. Há muitos exemplos desse interesse nos dois extremos da tradição hesicástica. (Vejamos um dos principais:)
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Na famosa história do Peregrino Russo lemos:
"Pela graça de Deus sou cristão, mas pelas minhas ações sou um grande pecador... No vigésimo quarto domingo depois de Pentecostes, fui à igreja para ali fazer minhas orações durante a liturgia. Estava sendo lida a primeira Epístola de S. Paulo aos Tessalonicenses e, entre outras palavras, ouvi estas: 'Orai incessantemente' (1Ts 5,17). Foi esse texto, mais que qualquer outro, que se inculcou em minha mente, e comecei a pensar como seria possível Orar incessantemente, já que um homem tem de se preocupar também com outras coisas a fim de ganhar a vida".
O camponês foi de igreja em igreja, para ouvir sermões, mas não encontrou a resposta que queria. Finalmente, encontrou um santo staretz que lhe disse:
"A oração interior incessante é um anseio contínuo do espírito humano por Deus. Para sermos bem-sucedidos nesse exercício consolador, precisamos suplicar com mais freqüência a Deus que nos ensine a Orar sem cessar. Orar mais e Orar com mais fervor. É a própria oração que lhe revela como Orar sem cessar; mas leva algum tempo".
Então, o santo staretz ensinou ao camponês a Oração de Jesus: "Senhor Jesus Cristo, tem misericórdia de mim". Enquanto viajava como peregrino pela Rússia, o camponês passou a repetir essa oração com os lábios. Até considerava a oração de Jesus sua companheira verdadeira. E, então, um dia, teve a sensação de que a oração passou sozinha de seus lábios para seu coração. Ele diz: "... parecia que, pulsando normalmente, meu coração começava a dizer as palavras da oração a cada batida... Desisti de dizer a oração com os lábios. Passei simplesmente a ouvir o que meu coração dizia".
Aqui aprendemos outro jeito de chegar à oração incessante. A oração continua a orar dentro de mim, até enquanto falo com os outros ou me concentro no trabalho manual. Ela se torna a presença ativa do Espírito de Deus que me guia pela vida.
Desse modo vemos como, pela caridade e pela atividade da oração de Jesus em nosso coração, nosso dia todo se transforma em oração contínua. Não sugiro que imitemos o peregrino russo, mas que, também nós, em nosso ministério atarefado, nos preocupemos em orar sem cessar, para que, seja o que for que comamos ou bebamos, seja o que for que façamos o façamos pela glória de Deus. (Veja 1Cor 10,31). Amar e trabalhar pela glória de Deus não pode permanecer uma idéia sobre a qual pensamos de vez em quando. Deve se tornar uma incessante doxologia interior.

Inclui Tudo

Uma última característica da oração do coração é que ela inclui todos os nossos interesses. Quando entramos com a mente no coração e ali ficamos na presença de Deus, então todas as nossa preocupações mentais se transformam em oração. O poder da oração do coração é precisamente que, por meio dela, tudo que está em nossa mente se transforma em oração.
Quando dizemos a alguém: "Vou orar por você", assumimos um compromisso muito importante. É uma pena que esse comentário muitas vezes não passe de uma expressão de interesse. Mas, quando aprendemos a descer com nossa mente em nosso coração, todos os que fazem parte de nossa vida são guiados à presença curativa de Deus e tocados por ele no centro de nosso ser. Falamos aqui de um mistério para o qual palavras são inadequadas. É o mistério em que o coração, centro de nosso ser, é transformado por Deus em seu coração, um coração grande o bastante para abraçar todo o universo. pela oração, carregamos em nosso coração toda a dor e tristeza humanas, todos os conflitos agonias, toda a tortura e a guerra, toda a fome, solidão e miséria, não por causa de alguma grande capacidade psicológica ou emocional, mas porque o coração de Deus uniu-se ao nosso.
Aqui vislumbramos o sentidos das palavras de Jesus:
"Tomais sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque eu sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. Sim, o meu jugo é fácil de carregar, e o meu fardo é leve" (Mt 11,29-30).
Jesus nos convida a aceitar seu fardo, que é o do mundo todo, um fardo que inclui o sofrimento humano em todos os tempos e lugares. Mas esse fardo divino é leve e podemos carregá-lo quando nosso coração se transforma no coração manso e humilde de nosso Senhor.
Vemos aqui o íntimo relacionamento entre oração e ministério. A disciplina de conduzir todo o nosso povo com suas lutas ao coração manso e humilde de Deus é a disciplina de oração e também do ministério. Enquanto o ministério significar apenas que nos preocupamos muito com as pessoas e seus problemas; enquanto significar um número interminável de atividades que dificilmente conseguimos coordenar, ainda dependeremos muito de nosso coração tacanho e ansioso. Mas quando nossas preocupações são elevadas ao coração de Deus e ali se transformam em oração, ministério e oração se tornam duas manifestações do mesmo amor universal de Deus.
Vimos como a oração do coração se nutre de orações breves, é incessante e inclui tudo. Essas três características mostram como a oração do coração é o alento da vida espiritual e de todo o ministério. Na verdade, essa oração não é apenas uma atividade importante, mas o próprio centro da nova vida que queremos representar e na qual queremos iniciar nosso povo. As características da oração do coração deixam claro que ela exige uma disciplina pessoal. Para levar uma vida de oração não podemos passar sem orações específicas. Precisamos dizê-las de uma forma que nos ajude a ouvir melhor o Espírito que ora em nós. Precisamos continuar a incluir em nossa oração todas as pessoas com as quais e para as quais vivemos e trabalhamos. Essa disciplina vai nos ajudar a passar de um ministério entontecedor, fragmentário e muitas vezes frustrante para um ministério integrador, holístico e muito gratificante. Ela não vai facilitar o ministério, mas simplificá-lo; não vai torná-lo doce e piedoso, mas sim espiritual; não vai fazê-lo indolor e sem lutas, mas tranqüilo no verdadeiro sentido hesicástico."
Henri Nouwen

Fonte: Capítulo extraído do livro: "A Espiritualidade do Deserto e o Ministério Contemporâneo - O Caminho do Coração" - por Henri J. M.Nouwen - (indicado para os padres, mas também a todos que têm um ministério na Igreja, enfim a todos os cristãos.) Ed. Loyola - ano 2000.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NÃO LEVA TANTO TEMPO


Um dos grandes problemas humanos hoje se chama “impaciência”. Por causa do sistema de vida que levamos ninguém mais hoje tem “paciência”. Somos impacientes com tudo que nos rodeia, com coisas, pessoas, circunstâncias e até mesmo conosco. Mas também temos visto que esta condição tem a ver como tratamos Deus e as coisas espirituais. Uma das formas que expressamos nossa impaciência é como praticamos a oração. Uma das frases mais ouvidas acerca disso é: “Por que leva tanto tempo para Deus responder as orações”? 

Sabemos que o canal aberto com Deus depende de nosso espírito. Isto é, como estamos quando nos relacionamos com Deus? Um dos males que mantemos, todos nós, é a vaidade! O Salmista já dizia: “Se eu no coração contemplar a vaidade, o Senhor não me ouvirá” (66.18). Por muito que pedimos e não somos atendidos pode ser que a vaidade seja a grande responsável. Da vaidade procede outra série de problemas. Quando nossos desejos e planos são fundamentados nela, Cristo não ouve por que vivemos alimentando este mal em nós. Para que nossa oração esteja no altar de Deus, precisamos ter coragem para tratar com nossos pecados pessoais, os mais ocultos, aqueles que estão no fundo do coração e que nós nem sequer damos conta. Cristo não se relaciona com um coração arrogante e vaidoso. Precisamos aprender a purificar nossa vida, confessando nossos pecados e isso todos os dias, a todo momento. 

Vale a pena fazer uma lista, de memória, dos muitos pecados que precisamos confessar. Quais seriam os pecados específicos que você se lembra quando lê o Salmo 66.18? Um dos mais sutis é geralmente nossa atitude superior com relação a nossa condição espiritual quando comparada aos outros. Às vezes podem ser outros que nem sentimos como os motivos que dividem nosso coração em fazer o bem como o egoísmo, a presunção e o desejo de fazer crescer nosso mérito próprio aos olhos dos outros. Pode ser a pretensão, isto é colocarmo-nos num pedestal, nos envaidecendo pela posição de “mais espiritual” que outros. O orgulho também pode ser um obstáculo. Por exemplo, às vezes sem querer dizemos para nós mesmos ou para outros: “Olhem para o que eu fiz”!

A verdade é que não precisamos ser imorais aos olhos humanos, basta que contemplemos no coração qualquer tipo de impureza. São os conhecidos “pequenos pecados cristãos”. Deus muito mais que nós conhece-nos totalmente (I Pe 3.12). Portanto, o primeiro pré-requisito para a oração é confessar o pecado que tenazmente nos assedia (Hb 12.1). Pode ser que você passou disto há muito tempo. Mas preciso descobrir que quando penso que superei isto, um pouco de orgulho surge e tenho de confessá-lo depressa e extirpá-lo e depois continuar”. A chave é a oração contínua: “Senhor Jesus Filho de Deus tem misericórdia de mim”. Se a praticarmos com sinceridade, Cristo sempre estará ouvindo, perdoando e disposto a responder nossas orações, segundo a sua vontade.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ORAÇÃO É A RESPOSTA!


“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. Tiago 5.16



O grande desafio pessoal para nós é aceitarmos a prática da oração como o único caminho para que Deus realize sua vontade em nós. Há uma luta dentro de nós quanto a fazer a vontade de Deus e fazer a nossa vontade. O profeta Jeremias já dizia que o “coração do homem é enganoso e corrupto” (17.9). O apóstolo Paulo dizia que a nossa “carne combate contra nosso espírito” (Gl 5.17) e ainda afirmava “quando quero fazer o bem, acabo fazendo o mal” (1Co 7.18). Que tragédia.

Se depender de nossas paixões humanas e de nossa vontade pessoal nunca chegaremos perto de Deus a não ser que subjuguemos nossa vontade à vontade dEle. E a oração é o único caminho para isso. Portanto, chegamos à conclusão que a prática da oração ininterrupta é a prioridade para Deus.

Então temos que tratar com as nossas prioridades, nosso tempo e nosso planejamento de vida. Temos que lutar contra o sistema que nos domina para que a oração tenha um lugar de prioridade em nossa vida. Muitos querem fazer a vontade de Cristo, estar em comunhão com Ele, porém não estão prontos para submeterem-se à disposição de Cristo.

Muitos falam do Espírito Santo, mas sequer possuem um momento de estar a sós com Ele. Ouvir o Espírito Santo é condição básica para um filho de Deus. A oração precede qualquer planejamento, qualquer desejo, e qualquer sonho. O livro de Provérbios afirma “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor” (16.1). A inquietude é sinal de agitação de alma e de inconstância espiritual.

Assim somos orientados a sempre orar primeiro e planejar depois. Deus quer que sejamos organizados, Ele espera que administremos nosso tempo, que disciplinemos a nós mesmos, que preparemos programas bem planejados, mas se pudéssemos aprender a orar primeiro e planejar depois como seria diferentes as nossas casas, nossas igrejas, nossos estudos bíblicos, nossa profissão ou o que quer que estejamos fazendo. É bem possível que estejamos planejando em uma direção e a vontade de Deus esteja em outra. “O Senhor quer que nos ponhamos à disposição dEle e digamos antes de começarmos a planejar: ‘Senhor, o que quer que eu faça, aonde quer que eu vá’?”.

Quando cedemos nosso tempo à oração, começamos a compreender o que significa o “muito pode” da oração do justo. E o justo é aquele que não somente é justificado de seus pecados, mas busca ser como Cristo, buscando a santidade em sua vida e vive praticando a justiça. Para que achemos a vontade de Deus antes de qualquer coisa precisamos achar o caminho da oração que começa com a conhecida oração do coração: “Senhor Jesus Cristo Filho de Deus tem piedade de mim, pecador”. Oração, oração, oração é a resposta!

sábado, 3 de agosto de 2013

O QUE LHE MOTIVA A SER CRISTÃO?




“Por que o amor de Cristo nos constrange”. 2ª. Coríntios 5:14

O que lhe motiva a buscar a Deus? Quais são seus sinceros desejos de orar? Por que você quer viver como um crente? Para que você vai à igreja? Estas e outras perguntas poderíamos fazer a fim de avaliar nossas reais motivações para vivermos a fé cristã. Hoje, quando somos encharcados com tantas mensagens através da Mídia e pelos Meios de Comunicação fica evidente que nem toda mensagem das igrejas é bíblica e cristã. Os apelos denominacionais em busca dos incautos e desviados são vozes que manipulam a mente e exploram a fé sincera da população. Hoje verificamos que a evangelização pura e simples tornou-se um convite: “vamos para a minha igreja”?! É a pescaria no “aquário dos outros”. Vivemos uma crise onde as razões para vivermos a fé cristã estão cada vez mais diluídas em “chavões religiosos”, “estilos de vestuário”, dentro de uma prática confusa que envolve apenas a “aparência” e uma arrogância religiosa que margeia o “shiita evangélico”.

No meio de toda esta “panacéia” religiosa do “pão e circo”, creio que há muita gente buscando a Cristo motivado pelo medo de ir para o inferno do que pela aceitação de seu amor incondicional. Há muitos que estão buscando a Cristo pelos favores que Ele pode conceder e não pelo que Ele já fez. 

Todavia, a Bíblia nos mostra que a primeira reação de alguém que é tocado pelo amor de Deus é a maneira “como” tal pessoa fala e se relaciona com os outros. O apóstolo Paulo estava correto em dizer que o amor de Cristo, a ação de Deus e sua doação por toda a humanidade e naturalmente por cada um, “constrange”, isto é incomoda, arranca-nos do lugar de conforto. Não é possível estar convencido do amor de Deus e continuar sendo a mesma pessoa que sempre foi, com o mesmo modo de agir, com o mesmo jeito de pensar, mantendo os mesmos valores que sempre manteve. É impossível estar convicto do amor de Cristo e pensar somente em si, em seus projetos pessoais, em suas aplicações financeiras, em lutar pelos seus ideais. É impossível aceitar a Cristo e permanecer do mesmo jeito, tratando os outros, os animais, a natureza e o mundo de uma forma egoísta e egocentrista. 

O que lhe motiva a viver a fé cristã? Se não for pela aceitação do amor incondicional e inextinguível de Cristo por você e pelos outros, não vale a pena viver como Cristo. Há muitos que afirmam que possuem a “verdade” e por isso são crentes. Digo que isso de nada vale se não forem verdadeiros. Não basta ter a verdade como “dogma religioso”, precisamos aprender a viver o “como”. Isso é ser constrangido pelo amor de Cristo! Viver na busca de ser “como” Cristo. 

Portanto, o grande desafio de nossa espiritualidade é aprendermos a destronar nosso “ego” e entronizarmos Cristo em nossa maneira de viver, em nossa maneira de tratar os outros, nos valores que damos as coisas e as pessoas. Os que entenderam isso e viveram por isso são os identificados pelo Apocalipse como “aqueles que em face da morte, não amaram a própria vida” (Ap 12.11).