sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O PONTO DE PARTIDA NA VIDA CRISTÃ



Atitude e Perseverança

Se quiseres salvar tua vida e conseguir a vida eterna, sacode o teu torpor e busca a Deus. Não se obtém a fé pela reflexão, mas pela ação. Não são as palavras e a especulação que nos ensinam quem é Deus, mas a experiência. Para deixar entrar o ar fresco, é preciso abrir a janela; para bronzear a pele, é preciso expor-se ao sol. Para adquirir a fé, é a mesma coisa; como dizem os antigos: “não se chega ao objetivo, permanecendo confortavelmente sentado, esperando”. Imitemos o filho pródigo: "Partiu, então, e foi ter com o pai" (Lc 15:20).

Qualquer que seja o peso e o número de cadeias que te acorrentam à terra, nunca é tarde demais. Não é sem motivo que está escrito que Abraão tinha setenta e cinco anos quando partiu; e os operários da “undécima hora” receberam o mesmo salário que os que trabalharam desde a manhã. E também, nunca é excessivamente cedo. Nunca é cedo demais para apagar um incêndio na floresta. Gostarias de ver tua vida devastada e queimada? No batismo, recebes a ordem de te lançares num combate invisível contra os inimigos da tua vida. Põe mãos à obra. Há bastante tempo, usas de subterfúgios. Mergulhado na negligência e na preguiça, desperdiçastes um tempo precioso. Só te resta recomeçar do princípio, porque lamentavelmente deixastes que se empanasse a pureza que recebestes no batismo.

Começa, pois, a trabalhar desde já, sem demora. Não adies a tua decisão para hoje à noite, para amanhã, para mais tarde, quando eu tiver terminado o que é preciso fazer agora. Um atraso pode ser fatal. Não; é agora, no mesmo instante de tomar a decisão, que deves mostrar pelos teus atos, que te despedistes do teu velho "eu" e que acabas de começar uma vida nova, à procura de um novo objetivo, seguindo novos caminhos.

Levanta-te, pois, corajosamente, e diz: "Senhor, concede-me que eu comece agora. Ajuda-me!" Porque, acima de tudo, tens necessidade da ajuda de Deus. Persevera em tua decisão, e não olhes para trás. Que o exemplo da mulher de Ló te sirva de lição: ela se transformou em coluna de sal, por ter olhado para trás (Gn 19:26). Abandones o homem velho: não retomes o que é desprezível. Como Abraão, ouça a voz do Senhor que te diz: "Deixa teu país, tua parentela e a casa de teu pai, e vá para o país que te mostrarei" (Gn 12:1). De agora em diante, é nesse país que se deve concentrar toda a tua atenção.

(Extraído: Pais do deserto)

Nenhum comentário: