sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“EU CREIO NA IGREJA, DE CRISTO”







“A igreja só é igreja quando vive para os outros” (Dietrich Bonhoeffer, pastor enforcado por Hitler)

Estou na busca de um Deus que se preocupa com gente. Que é gente como a gente. Também estou na busca de uma igreja que viva como este Deus vive, pensando em gente e se relacionando com gente. Que não faz barganhas com a gente. Por isso esta busca às vezes me parece muito difícil, pois achar uma igreja que se parece com gente está difícil nos nossos dias. 

Igreja que troca a fé pelo dinheiro, que vende o sacramento, que patrulha a vida uns dos outros, que populariza os seus líderes, sim, este tipo de igreja existe por demais e das maneiras as mais diversificadas no nosso tempo. Igrejas locais que se parecem mais com empresas por que são dominadas e lideradas por pastores e líderes-executivos, há muito. Igrejas que dependem única e exclusivamente de eventos, shows de final de semana, de “alvoroços espirituais”, há muito. 

Estou na busca incansável de uma igreja onde a gente é atraído a Cristo e não ao programa da igreja. Não, com certeza, Cristo não está nos negócios de marketing delas, Cristo não está nas politicagens de seus líderes, Cristo não está nas “fofocas” da semana que seus membros tratam uns com os outros pelos celulares e whatsapps. Estou buscando uma igreja em que todos se sentem valorizados pelo que são e não pelo que possuem. Estou na busca de uma igreja onde seus fiéis não vivem de melindres, pois estão certos que se são discípulos de Cristo, precisam sempre aprender a viver sob a necessidade de disciplina e orientação.

Estou buscando uma comunidade onde todos anelam encontrar sua posição dentro do Corpo que é de Cristo e não de um corpo que depende de conchavos e sanguessugas que parasitam e paralisam as ações do verdadeiro Espírito Santo, que o espremem dentro de um corporativismo engessado e padronizado. Busco uma igreja onde compartilhamos a mesma fé, mas de experiências as mais variadas. Busco uma igreja onde viver a vida de modo simples e comum é o maior prazer de todos. Busco uma igreja onde todos estão na caminhada de aprenderem a responder a todo aquele que pedir razão da esperança que há neles. 

Estou na busca de uma igreja que está conhecendo a Cristo pela oração como meio de graça. Que faz da oração o instrumento de conhecimento do Espírito Santo e não um amuleto para que muitos se deem bem na vida. Estou na busca de uma igreja que pela sua maturidade espiritual, não está vivendo para si, para seus projetos, para sua denominação, mas para o Reino de Cristo, pois é isso que realmente importa. Por causa dele que Cristo se fez gente e se entregou por gente. É por causa dele que estou na igreja, buscando fazer da igreja um pouco do que seja o Reino de Cristo.

Nenhum comentário: