sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ORAÇÃO É A RESPOSTA!


“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. Tiago 5.16



O grande desafio pessoal para nós é aceitarmos a prática da oração como o único caminho para que Deus realize sua vontade em nós. Há uma luta dentro de nós quanto a fazer a vontade de Deus e fazer a nossa vontade. O profeta Jeremias já dizia que o “coração do homem é enganoso e corrupto” (17.9). O apóstolo Paulo dizia que a nossa “carne combate contra nosso espírito” (Gl 5.17) e ainda afirmava “quando quero fazer o bem, acabo fazendo o mal” (1Co 7.18). Que tragédia.

Se depender de nossas paixões humanas e de nossa vontade pessoal nunca chegaremos perto de Deus a não ser que subjuguemos nossa vontade à vontade dEle. E a oração é o único caminho para isso. Portanto, chegamos à conclusão que a prática da oração ininterrupta é a prioridade para Deus.

Então temos que tratar com as nossas prioridades, nosso tempo e nosso planejamento de vida. Temos que lutar contra o sistema que nos domina para que a oração tenha um lugar de prioridade em nossa vida. Muitos querem fazer a vontade de Cristo, estar em comunhão com Ele, porém não estão prontos para submeterem-se à disposição de Cristo.

Muitos falam do Espírito Santo, mas sequer possuem um momento de estar a sós com Ele. Ouvir o Espírito Santo é condição básica para um filho de Deus. A oração precede qualquer planejamento, qualquer desejo, e qualquer sonho. O livro de Provérbios afirma “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor” (16.1). A inquietude é sinal de agitação de alma e de inconstância espiritual.

Assim somos orientados a sempre orar primeiro e planejar depois. Deus quer que sejamos organizados, Ele espera que administremos nosso tempo, que disciplinemos a nós mesmos, que preparemos programas bem planejados, mas se pudéssemos aprender a orar primeiro e planejar depois como seria diferentes as nossas casas, nossas igrejas, nossos estudos bíblicos, nossa profissão ou o que quer que estejamos fazendo. É bem possível que estejamos planejando em uma direção e a vontade de Deus esteja em outra. “O Senhor quer que nos ponhamos à disposição dEle e digamos antes de começarmos a planejar: ‘Senhor, o que quer que eu faça, aonde quer que eu vá’?”.

Quando cedemos nosso tempo à oração, começamos a compreender o que significa o “muito pode” da oração do justo. E o justo é aquele que não somente é justificado de seus pecados, mas busca ser como Cristo, buscando a santidade em sua vida e vive praticando a justiça. Para que achemos a vontade de Deus antes de qualquer coisa precisamos achar o caminho da oração que começa com a conhecida oração do coração: “Senhor Jesus Cristo Filho de Deus tem piedade de mim, pecador”. Oração, oração, oração é a resposta!

Um comentário:

Millena Medeiros disse...

Quem dera eu conseguisse orar primeiro, fazer isso antes de tudo... estou tentando, pois acredito que a oração é de fato a resposta para todas as coisas.