quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Na teoria a prática é outra!

Prática e Teoria sempre deveriam andar juntas. Conhecimento e sabedoria são duas palavras que para mim são semelhantes às primeiras. O conhecimento é importante, porém sem a sabedoria, aquele não tem nenhum valor. A sabedoria é o conhecimento colocado em ação. Se o conhecimento é positivo, haverá pratica de sabedoria, se, porém o conhecimento for negativo, nada sobrará para a sabedoria.

Nosso tempo pós-moderno tem revelado sensivelmente esta questão. A Educação está marcada por estas premissas e muito mais a Educação a Distancia, todos os mestres em Educação enfatizam que um Ensino sem qualidade e educadores sem competência poderão corroborar contra os objetivos verdadeiros da Educação.


A premissa “Na prática, a teoria é outra” é verdadeira quando damos muito mais valor a estética, a imagem, a títulos, e não a capacidade, a competência, a objetividade e a verdadeira filosofia de criar, de desenvolver, de educar, de produzir pensadores que mudem e alterem paradigmas.


Estamos vivendo justamente este tempo. Escolas e Faculdades que nada mais são do que guetos que se propõe ao ensino medíocre muito mais comprometidos com o pragmatismo do que com a libertação por meio de uma verdadeira filosofia educacional. Somos homens e mulheres que estamos mais preocupados com a manutenção de nossos “status quo”, do que em recriar uma geração que viva sua plena liberdade sem ter que formar pragmáticos “dentro das caixinhas”. Aqui me lembro bem do grande educador Paulo Freire.


Necessitamos de educadores que possam diminuir esta distância entre a teoria e a prática. Devemos trocar a frase para: “Na prática existe teoria”. Necessitamos de homens e mulheres que se comprometam com a transformação do ser humano por meio de uma verdadeira filosofia de vida, levando gente a ser gente, e não robôs de uma estrutura sistematizante.

Nenhum comentário: