domingo, 14 de novembro de 2010

A missio Dei e genealogia

Mateus 1.
Estamos iniciando uma nova etapa de estudos sobre a missão de Deus que começamos há alguns meses. Neste tempo, estudamos os principais pontos sobre a missão de Deus no Antigo Testamento. Vimos quando a missão de Deus iniciou, como Ele em Sua soberania se relacionou com sua criação e com toda a humanidade. Vimos também quais foram os episódios principais do Antigo Testamento onde enxergamos este relacionamento. Agora vamos entrar com esta mesma visão nas páginas do Novo Testamento.
1- A missão de Deus no Evangelho de Mateus.
É importante lembrar que o evangelho escrito por Mateus vai retratar Jesus como o Messias profetizado no Antigo Testamento e efetivado no Novo. Mateus queria mostrar aos seus patrícios que Jesus era o Cristo ou o Messias. Por isso Mateus inicia seu evangelho por meio de uma genealogia e não apenas uma tabela de gerações como tantas que existiam, mas uma genealogia “real”, isto é que fala de um rei, que começa com Abraão, o patriarca, passa por Davi e culmina com Jesus.
Vale a pena salientar que no decorrer desta genealogia, encontraremos nomes que segundo as normas da época não deveriam constar em uma tabela “real”. Por exemplo, nomes de mulheres não pertencentes à nação israelita não eram bem recebidos naquela época. Porém Mateus faz questão de incluir nomes como o de Tamar, Raabe, Rute e Maria.
Esta tabela genealógica é diferente da do escritor Lucas (Lc 3.23-38). Nesta o evangelista queria salientar a humanidade de Jesus. Ele é Deus e homem, porém no evangelho de Lucas, Jesus é visualizado como o “filho do homem”. Daí então vermos na tabela de Lucas a mesma iniciar com o nome de Jesus e concluir com o nome de Adão, sendo Adão filho de Deus.
Mas vamos então verificar porque Mateus inclui quatro nomes de mulheres sendo duas delas, pagãs.
PRIMEIRA VERDADE: Deus deseja que todos, sem distinção, possuam um relacionamento verdadeiro com Ele.
Quem foi Tamar? Tamar foi uma das mulheres da família de Jacó que não teve o direito de suscitar filhos e isso era para a mulher uma humilhação (Genesis 38:1-30), mas pela soberania divina, Deus concedeu a ela sua dignidade.
Quem foi Raabe? (Josué 6.1-27) Raabe foi uma prostituta que teve a coragem de proteger os espiões do povo de Israel quando foram ver a terra de Jericó. Embora considerada uma Cananéia (idólatra) e prostituta, Deus honrou a fé desta mulher colocando na genealogia de Cristo.
Quem foi Rute? (Rute 1.1-22) Rute foi uma Moabita (idólatra) a qual tomou a iniciativa de ser fiel a sua sogra, a Israelita Noemi e assim fiel a Deus tornou-se avó do Rei Davi, participante da genealogia do Messias.
Quem foi Maria? (Lucas 1:26-56) Maria responde “sim” a Deus e torna-se a mãe do filho de Deus. Quando ao receber o anjo Gabriel, diferente da atitude de Eva na Criação, Maria entregou-se a Deus, colocando-se a disposição dEle, mesmo que isso lhe custasse colocar em jogo a sua moral e sua “dignidade de mulher”.
Estes nomes têm um significado importantíssimo na Missão de Deus. Ao escolher mulheres, Deus estava dando a elas a dignidade de participar efetivamente do maior plano para resgatar o relacionamento com a sua criação. Esta é a primeira vez que encontramos em Mateus tal ênfase. De fato, o Senhor deseja que todos sejam alcançados pelo seu amor e participem para que tantos que ainda não o conheceram possam fazê-lo.
Não importa qual seja a origem. Seja mulher (como nos dias do Antigo Testamento), seja pagão. Onde houver fé, ali há toda condição de um recomeço, de uma nova caminhada, de um envolvimento, de uma transformação e de um relacionamento verdadeiro com Deus neste plano universal de salvação e de reconciliação a todos os homens (Gálatas 3.28).

Nenhum comentário: